sábado, 15 de agosto de 2009

A minha trompa pregou-me uma partida


Na terça-feira, numa última tentativa de aspirar o útero e já no bloco operatório, sedada e dormir, O Dr. Sérgio conseguiu visualizar - finalmente - uma massa na trompa esquerda (curiosamente o meu ligeiro mau-estar é do lado direito).
Já não havia razão para fazer a aspiração, partimos logo para a injecção de metotrexato.
Nesse dia beta subiu de 94 para 123.

Entretanto, o Dr. Sérgio aconselhou-me a levar a vacina da imunogglobulina anti-Rh, para não ter problemas de rejeição do feto numa futura gravidez, pelo facto de eu ser O- e o marido A+. Depois de algumas "bocas" consegui fazê-la na MAC.

Hoje voltei à IVI para fazer uma ecografia e vi finalmente a dita "massa" na trompa. Parecia-me enorme , mas o Dr. Sérgio disse que é das mais pequenas que já viu na trompa. Mede um centimetro e meio.
Fiz o novo beta, que deu 176, uma nova subida! Depois do coração me cair aos pés, Dr. explicou que o MXT actua entre o 4 e 7 dia. E que ao 4º dia costuma haver uma subida, para então cair drasticamente. Dito isto, o beta que irei fazer na 3ªfeira é que indicará os proximos passos. Se baixar - optimo. Se não baixar temos duas opções: ou nova injecção ou laparoscopia.

Quase um mês depois do tratamento, acabámos por chegar a hipótese mais remota - a ectópica. Posso dizer que tive sorte tratar-se de uma gravidez não evolutiva pois os danos na trompa serão, previsivelmente, menores.

A explicação absoluta para a ectópica não existe. Explicou-me que o útero possui movimentos fortes, tipo contracções, que pode movimentar os embriões. Mas as trompas possuem tb movimento próprio e muitas vezes conseguem movimentar novamente o embriao para o útero. Eu não tive essa sorte e agora faço parte dos 10% de mulheres que desenvolvem uma gravidez ectópica. Para além disso, no futuro, natural ou através de PMA a percentagem de eu voltar a sofrer uma ectópica duplica - ou seja 20%.

11 comentários:

Susana Pina disse...

Oh! Amiguita, como eu gostava de ter poderes para fazer com que não tivesses que passar por todo este sfrimento...
Tenho acompnahado tod o desenrolar deste episodio da tua vida, e torcido muito para ele termine depressa para que encerres e voltes a viver a tua vida calmemente e sem sofrimento.
Estarei ao dispor se precisares.
Um bj enorme cheio de coragem para ti amiga
Susana

PauLLa disse...

Oh amiga....
Bolas .... Que nao ha maneira disto ter fim!!!!!!
Sera posivel nao haver maneira de acabarem com isso de uma vez e partires pra outra logo que possivel??????!!!!!!!
Minha querida, muita força....
Continuo a torcer muito pra q isto tudo acabe rapido.....
Beijo gd amiga!!!!!

Ana e Zé disse...

Minha querida estava aqui a pensar nas melhores palavras para te dizer, mas acredito que todas seriam poucas, para te consolar...

Acredito que saberás retirar o melhor desta situação complicada que passaste.

Força e tudo de bom :)

Angel disse...

Ó amiga que chatice...
Mas é bom saber que estás a ser mto bem acompanhada e por isso pensa que estás em boas mãos e logo isso ñ passará de um pesadelo, logo o sol vai brilhar para voçês.
Bj mto grande acompanhado de 1 abraço cheio de carinho e força

Tânia disse...

De certo que é muito duro aquilo que estás a passar e só posso dizer que lamento imenso existirem situações assim...
Quero que saibas que poderás contar comigo para desabafar ou o que for preciso, a sério, do fundo do coração...
Um beijinho e que logo logo isto tudo passe...
Beijinho, Tânia

Sirac disse...

Olá miga, mta força para teres um final feliz, beijocas

Sandra

Anónimo disse...

Não fico descansada quando passa um conjunto de dias sem ter notícias tuas.
Mas, realmente, estás a viver uma saga com vários capítulos, temporadas e... quando o fim parece estar próximo; mais um encore...
Que dizer?...
És uma corajosa.
Beijinho.

Sabes Quem.

La Piriguete disse...

Oi menina! Como estás? Se quiseres podemos combinar um encontro qualquer dia destes. Às vezes o fardo se torna mais leve se dividirmos... Estou aqui para o que precisares.
beijinhos :*

tannya disse...

Ola obrigada!!!
Lamento imenso o que aconteceu...
beijos e muita forca!!

Bela disse...

Amiga,
Queria tanto que não tivesses que passar por uma situação destas, a dor é muito grande eu sei, mas tu és forte e acredito que vais ultrapassar este episódio da tua vida.
Acredito que um dia serás mãe, e quem sabe bem em breve. Estarei sempre presente para o que precises, até se quiseres marcar um cafezinho para poderes falar melhor estarei lá.
Beijos grandes de muita força
bela

Ti disse...

Linda muita força... passei aqui para te deixar um beijinho e um bom fim-de-semana
jokas