domingo, 30 de maio de 2010

Já tenho a minha estrelinha


Olá meninas,
Desculpem não ter passado por aqui ontem. Mas foi um dia de emoções fortes e por isso passei a tarde a dormitar no sofá :)
Já tenho a minha estrelinha!!!
Com a FIV a meio-gás, só estava ao serviço a bióloga e o Dr. Vicente. A transferência estava marcada para as 9h30, mas obviamente que se atrasou e eu tive de despejar a bexiga e (tentar) voltar a enchê-la rapidamente.
A menina antes de mim foi chamada pelo Dr. Vicente. Já a mim foi a bióloga que me veio chamar. Portanto estão já a imaginar a minha cara de pânico, pensei logo que as notícias eram más. A bióloga até perguntou se me estava a sentir mal e eu disse que talvez, dependesse do que ela tinha para me dizer!!
Mas o nosso tesourinho estava pronto para vir para a minha barriguinha. Ela falou-me e 2 células e 25% de fragmentação - o que não achei um cenário muito favorável...Tendo em conta que na IVI tivemos embriões com 10% e 15% de fragmentação...Mas então, tenho de acreditar, até porque o vi com os meus olhos!!!
É verdade que a transferência é feita sem controle ecográfico, como já tinha ouvido dizer. Mas no final o Dr. Vicente fez uma eco abdominal e vi perfeitamente a estrelinha cintilante, tal qual a imagem que coloquei neste "post". É uma grande e emoção e uma grande pena que o maridão não pudesse estar presente neste momento tão especial. Por mais que eu lhe explique, não é a mesma coisa.
Agora vou ficar por casa, feita "dondoca". O maridão a fazer-me todas as vontades e mais algumas e eu a dormitar em frente à TV :)
Obrigada a todas (mesmo aquelas que não comentam, mais sei que torcem por mim). Vamos aguardar serenamente...
Ah...estou inchada que nem um pote e cheia de gases :(
Alguém tem alguma solução?
Por pouco que coma, fico imediatamente cheia...
Estou atenta a este desenrolar. Pois se começar a ter dores e não conseguir respirar...sei que é uma hiper-estimulação que por ai vem...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um...



Valha-me a imagem ser colorida e de festa, para contrastar com balde de água fria que levei ontem, concretizado ainda hoje com um "banho" maior.


Ontem lá fui fazer a punção. Nem vale a pena falar a espera de 2 horas, quando só estava uma menina à minha frente, ou da falta de anestesista - que estava a "acudir" o parto.


Em resumo e que me interessa, é que dos 9 foliculos retiraram apenas 4. Um dos quais imaturo. O Dr. Vicente bem me tentou animar. Mas a minha ansiedade e tristeza estavam no rosto...e pior que isso no coração. Pois conhecendo a "qualidade" dos meus ovinhos, as expectativas de evolução embrionária não eram das melhores.


Hoje um telefonema da bióloga comprovou os meus receios. Temos apenas um embrião que vamos buscar amanhã. Quem me dera fosse já às 9h30 da manhã de sábado...Ainda estou aterrorizada com a possibilidade que ele possa parar de evoluir esta noite...


terça-feira, 25 de maio de 2010

A Páscoa passou, mas há os meus ovinhos


Olá meninas,
Antes de mais queria pedir-vos desculpa, porque não tenho conseguido acompanhar devidamente os vossos cantinhos. Mas espero puder fazê-lo brevemente, nos meus próximos 15 dias de descanso ;)
Então é assim, depois de 15 dias de Gonal, com doses que variaram entre os 150; 225; 187,5 e por ultimo 75, parece que os "meus ovinhos de páscoa" lá chegaram as dimensões jeitositas para a punção. Com um endométrio de 15 e com 2 foliculos com 18mm, 2 com 17mm, 2 com 16, outro com 15mm, 1 com 14 e 1 pobrezito com 10mm, recebi a ordem de enfermeira para "toca a dar a ultima pica!!!"
Já está, às 22h00 o maridão lá aplicou o ovitrelle.
E 5ªfeira lá estaremos na MAC para a punção.
Na 5ªfeira comemoramos 8 anos que começámos a namorar. Nestes ultimos anos, este dia tem sido dificil de comemorar, pois tem-nos acontecido sempre imprevistos de todo o género.
Eu ando tão tonta da cabeça, que nem reparei...O maridão é que me alertou para a forma "diferente" com que também iamos comemorar este ano...

sábado, 15 de maio de 2010

À espera...


Olá minhas queridas,
Antes de mais nada, obrigada pelas "dicas"! Já estamos uns profissionais das injecções!! E agora na farmácia arranjaram-nos agulhas compridas, o que ajuda o processo de retirada de liquido, sem andar a virar as ampolas de pernas para o ar.

Posto isto...há que dizer que esta foi uma semana de espera...muita espera nos corredores da MAC. Alguma parte do tempo sentada no chão!! A esperteza saloia de quem fez obras na FIV e coloca meia duzia de cadeiras para os pacientes é memorável!! Esteticamente não deve ficar tão bonito mais algumas cadeiras. Mas pacientes sentadas no chão também acho que não é nada dignificante!!!

Estive na maternidade na 2ªfeira e na 6ªfeira. Analises e ecografias. Sem grandes novidades. Não sei se é suposto (porque ninguem lá perde tempo a explicar seja o que for), mas este protocolo longo...é mesmo longo.
Depois de 15 dias de decapetyl o médico chega à conclusão que tenho 5 foliculos no ovario esquerdo e quatro no direito. Começo então o Gonal 150 unidades. Com 4 dias Gonal observa 6 no ovário direito e 3 no esquerdo (um deve ter emigrado!!!), todos com menos de 6mm...Pequenissimos!!!
Resultado, aumentar o Gonal para 225!

Ora, esta alminha que vos escreve ficou um bocadinho apreensiva. Afinal de contas, nas outras duas ICSI's levei o Puregon 150 e os foliculos cresceram mais rapidamente...Será que o decapetyl é o responsável por esta "lentidão"???

3ªfeira volto lá. Vamos ver como correm as coisas...

Não é que eu seja "bicho do mato", mas ainda não consegui "meter conversa" com nenhuma das companheiras de luta que por lá andam. Mas da maneira que isto vai, tempo vou ter de sobra para o fazer!!!

sábado, 1 de maio de 2010

O meu marido não é o MacGyver

Olá meninas!!
Certamente que todas se lembram desta série e da forma expedita como o protagonista se livrava das situações mais complicadas. Não me esqueço de um episódio em que ele com uma barra de chocolate consegue controlar um derrame de um produto tóxico...Lindo!!

Ora bem, caso houvesse alguma dúvida, tenho a informar que o meu maridão não é o MacGyver!!! Sim, também já usou o cabelo comprido...
Sim, também é lindo...
Sim, também é anti-armas...

Pronto, mas não têm mais nada em comum...O que às vezes dava jeito...

E uma introdução tão extensa para dizer o quê??? Que já iniciámos o nosso tratamento!! Na terça-feira fomos à Maternidade aprender como dar as picas e na quinta-feira iniciámos o terceiro tratamento.

Algumas de vocês ainda se deve lembrar o quão desajeitado ele foi no tratamento passado, quando se exigia que se juntasse os componentes - liquido e pó do Pregnyl?? Com direito a vidros espalhados por todo o lado!!

O que seria de esperar da maravilhosa aplicação do Decapetyl? Que ele já tivesse aprendido a abrir os "vidrinhos" e a misturar conteúdos...Nã...nada disso...Logo no primeiro dia, com a ansiedade a brotar por todos os poros, destruiu uma das ampolas com liquido (a enfermeira explicou que é água com sódio, que o medicamento é o pó). Ou seja, já ficámos com menos uma (mas pelo que percebi - espero ter percebido bem, a enfermeira pode dispensar-nos algumas ampolas caso seja necessário).

Hoje foi o dia da terceira pica. E a aventura continua. Depois de perceber que a ampola se abre pela "bolinha" assinalada e forçando para a frente (e não para trás)...Resta-nos perceber a forma mais eficaz de aspirar o conteudo da ampola? O nosso método é o seguinte:
- Abrir a ampola e virá-la ao contrário (pois o liquido não sai)
- Com uma seringa, com agulha mais grossa, enfiar toda na ampola
- Aspirar
Ou seja, a agulha acaba por estar a aspirar numa zona de "ar", dado que o liquido não é assim tanto e é dificil tirá-lo todo...
As meninas experientes, como é fazem???

Quem me dera ter um enfermeiro/marido/MacGyver :)